14 de outubro de 2020 • 13 min de leitura
Tudo que você precisa entender sobre tráfego
Nesse post iremos abordar tudo que você precisa saber sobre tráfego. Os tipos de tráfegos que existem, como melhorar e principalmente, como atrair mais tráfego, pois é isso que todo criador de conteúdo deseja.
Tráfego
Essa simples palavra no mundo digital pode significar muito para os blogs e sites da internet.
E acredito que você já deve imaginar o motivo não é mesmo? Tráfego resumidamente é o número de pessoas que acessam seu site/blog/página e você pode mensurar isso por dia/semana/mês.
E assim como um comércio físico, onde pessoas entrando em sua loja aumenta suas chances de venda, reconhecimento de marca e inúmeros outros benefícios.
O Tráfego também é de suma importância pelos mesmos motivos, com a diferença que é online e sem as restrições que normalmente temos em um negócio físico.
A melhor forma e também mais barata de se atrair tráfego para o seu site é através do SEO (otimização para sites de buscas), ao passo que também é uma estratégia mais ao longo prazo.
Nesse post vamos entender a fundo o que é o tráfego, quais são os tipos de tráfegos e quais estratégias para atrair mais tráfegos para seu site.
Uma das maiores dificuldades de quem está começando é conseguir por em prática tudo o que se aprende, principalmente no que diz respeito a marketing digital.
Isso acontece porque a maioria das estratégias digitais ocorrem de forma automatizada, a única coisa que não da para automatizar, são as pessoas que acessam seu site.
Todas as estratégias necessitam de tráfego, afinal negócios são feito de pessoas.
Com isso muitos empreendedores digitais acabam desanimando já no início e muitas vezes depois até mesmo de já estarem com sua estrutura montada, e isso é realmente algo triste.
Sabendo desse problema, devemos nos concentrar um pouco em aprender mais sobre tráfego e principalmente em como atrair mais tráfego para nosso site e nossa estrutura.
Vale lembrar também que não adianta apenas ter pessoas, qualquer tipo de pessoa (e não estou falando sobre as pessoas em si, mas sobre o tráfego), por exemplo, se você tem seu negócio digital para o nicho x, de nada adiantará você atrair muitas pessoas que gostam do nicho y. Pode até acontecer algumas vendas e tal, mas não será constante e não será o que fará você viver de internet.
Por isso a qualidade do tráfego também é muito importante e vamos falar dela também mais a frente, primeiro vamos começar a entender quais são os tipos de tráfegos.
Tipos de Tráfegos
Existem alguns tipos de tráfego que precisamos entender para conseguir atrair mais pessoas para nosso site e principalmente para traçar a estratégia correta que queremos seguir.
Lembre-se não existe um melhor que outro nessa lista, tem pessoas que usam apenas de uma e tem resultados, tem pessoas que focam apenas em outras e também tem resultados, você tem que descobrir o que funciona melhor para você e aplicar ao seu negócio.
Não existe bala de prata no marketing digital.
Entendendo os tipos de tráfego e principalmente a origem deles, você terá mais capacidade de tomada de decisões, seja elas investir mais onde te trás mais resultado, com isso diminuindo esforços onde não se deve e otimizando ainda mais seus ganhos e principalmente tempo.
1- Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico é o tráfego vindo ao seu site de forma natural, pessoas que te encontram no Google, em algum link em outro site ou ainda indicado em algum aplicativo de noticias por exemplo.
Esse com certeza é o fruto dos deuses para toda pessoa que quer viver de internet.
A maneira mais comum de se conseguir tráfego orgânico é através do famigerado Marketing de Conteúdo, que consiste basicamente em você criar conteúdo e os robôs do Google irão ler esses conteúdos e ir ranqueando seu site.
Criar conteúdos junto com técnicas de SEO é o segredo para conseguir aumentar de forma natural o tráfego para seu site.
Para isso é preciso levar em conta a intenção do seu usuário, por isso a importância de definir público alvo e até mesmo personas para o seu negócio.
Pois somente dessa forma que você vai conseguir criar algo que atinja seu público e consequentemente quando esse público pesquisar sobre esse algo, você terá mais chances de ser encontrado.
O tráfego orgânico é para muitos o baú do tesouro no final do arco íris, mas para chegar lá, há um caminho e não é tão simples.
Mas também não é impossível, por isso não desista, persista e continue construindo bons conteúdos em conjunto com boas técnicas de SEO e uma hora você irá colher esses frutos.
2. Tráfego Pago
Também é possível comprar tráfego com algumas estratégias de publicidade.
Porém o que você deve estar se perguntando agora é, porque pagar para ter tráfego se é algo que pode ser obtido de graça.
O primeiro ponto que temos que ter em mente aqui é que nada é de graça, gerar conteúdo bom e que vai ajudar pessoas, por mais que pareça ser de graça, ainda tem tempo, recursos sendo gastos, como energia, computadores e etc, então não é tão de graça assim.
Porém o principal fator nesse aspecto, é em relação ao tempo, para você criar um site hoje, começar a criar conteúdo e ele ter um boa posição no Google, vai levar um tempo.
Já comprando esse tráfego você pode digamos dar uma acelerada nisso, de acordo com o que você tiver disponível para investir e trazer um tráfego instantâneo para o seu site.
Isso não significa que um é melhor que outro, porém ambos se trabalhados juntos pode ser uma boa.
O que quero dizer com isso, não adianta você investir muito dinheiro em ads, e levar para um site que ainda está no inicio de sua vida, com pouco conteúdo pois assim você não irá gerar retenção.
As pessoas vão chegar e vão olhar e ir embora, assim como num comércio físico, onde as vezes as pessoas entram olham e saem pois não encontraram o que querem.
Logo, no marketing digital também é assim, você tem que conciliar as duas coisas, ter algum conteúdo, sua estrutura de preferência pronta, para que as pessoas levem algo, seja um ebook grátis que a vá ajudar ela. Mas que principalmente a faça ter vontade de voltar e de preferência por uma forma não paga.
Então o lance é ter um pouco de tudo.
Um outro diferencial que você obtém com o tráfego pago é que dependendo da plataforma, você consegue criar uma segmentação e consequentemente qualificar melhor esse público, lembram quando disse que de nada adianta ter muitas pessoas, mas também que essas pessoas tenham interesse.
Com tráfego pago você consegue selecionar melhor esse público e segmentar de acordo com sua preferência e seu negócio, por isso pode ter uma vantagem aqui.
Se você quer aprender mais sobre como fazer tráfego pago eu indico com certeza o curso do Marcelo Tavora o Afiliado Vikings, nesse curso ele aborda tudo sobre tráfego pago, usando o facebook ads, o google ads, e tudo que esses universos abrangem, insta, youtube etc.
3. Tráfego de Referência
Já comprou algo indicado por algum amigo?
Acredito que sim, e normalmente com a indicação isso passa geralmente uma confiança a mais e para mim pelo menos até uma segurança de que aquilo realmente tem valor e é útil.
No mundo digital funciona do mesmo jeito, quando você tem um site que indica você, ou no caso, seu site, ou seu conteúdo no conteúdo dele, isso acaba sendo bem legal para atrair tráfego, pois aquelas pessoas do site dele passam a conhecer o seu também.
No youtube usamos o termo de colab, para fazer essas parcerias e aparecer em canais diferentes do nossos e muitas vezes isso trás um bom retorno para ambos os lados.
Com os sites também é assim, e o melhor de tudo isso, é que quando tem bons sites indicando o seu, isso ajuda também com a parte do Google ranquear melhor o seu site por conta.
Tem uma fórmula um pouco complicada para tudo isso, mas quanto melhor for o site que te indica, melhor para você, isso é chamado de backlinks.
Lembrando sempre da questão do público qualificado e não ficar comprando ou tentando fazer links a todo lado para seu site que não é tão simples assim.
Também é importante que você faça isso e aponte para outros artigos, para que você também expanda seu conteúdo e retribua muitas vezes os links que você recebe.
4. Tráfego Direto
Antigamente, muito antigamente, quando tudo isso ainda era mato, e os buscadores como google, bing, yahoo não existiam, para acessar um site você precisava saber o endereço dele.
Então o tráfego direto nada mais é do que toda pessoa que digita o seu site diretamente no navegador.
Seja por ela conhecer o seu site, ou por estar salvo nos favoritos, criado um atalho ou instalado ele, caso o mesmo seja um PWA (Progressive web applications), são como sites que você pode instalar e acessar offline.
É um assunto um pouco mais avançado e do nicho de programação, mas se quiserem saber mais a respeito me falem nos comentários e posso trazer esse tipo de conteúdo também.
Resumidamente, o tráfego direto então é quando não há nenhum intermediário, o usuário irá acessar diretamente seu site.
5. Tráfego Social
Esse é o tráfego que vem através das redes sociais.
Quando pessoas compartilham seus conteúdos nessas redes, ou você mesmo o faz e através dele as pessoas vem, isso gera um tráfego social.
Isso mostra um pouco a importância de estar presente nessas redes, seja Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn, Pinterest entre outras.
Uma coisa importante nessas ferramentas é que elas aumentam o seu engajamento de acordo com as interações nos posts.
Levando em conta que grande parte da população passa um bom tempo hoje em dia nas redes sociais, acaba sendo uma boa forma de atrair um tráfego regular para seu site.
Lembrando também que existe algumas estratégias para se usar nos meios sociais, buscando fazer as pessoas interagir, não adianta apenas compartilhar o seu site, isso na maioria das vezes não irá funcionar.
6. Tráfego de E-mail Marketing
Esse tráfego é gerado através de links que chegam na caixa de entrada das pessoas.
Esse tipo de link não gera classificação nos mecanismos de buscas, mas tem uma estatística muito boa em relação a cliques.
Isso se deve pois para ter o email da pessoa, normalmente ela te forneceu isso, seja cadastrando em uma lista de news letter (ou novidades, como o nosso caso).
A proposito, se você ainda não se cadastro na nossa lista de novidades e quer receber um email toda vez que temos conteúdo novo além de novidades e ofertas, faça aqui do lado.
Com certeza, não te enviaremos SPAM
Com essa troca, acaba tendo um relacionamento mais pessoal entre você produtor e a pessoa que te deu o email e por isso acaba tendo uma estatística boa de cliques.
Existem outras maneiras de se conseguir email, muitas vezes dando algo, como ebooks e até mesmo cursos para as pessoas e isso ajuda ainda mais a construir a confiança entre as partes.
O que não deve acontecer nunca no seu negócio, nunca, é a compra de lista de emails, pois você mandando email para pessoas que não te deram isso, além de chato, também hoje em dia é contra a lei e pode te dar uma imagem muito negativa, além de te por em lista de spam e afetar seus outros emails também.
Então nunca usem listas compradas, construa sua lista na base da confiança e transparência.
Lembrando sempre que o que buscamos é além de apenas volume, mas um volume qualificado, queremos pessoas que também nos querem.
Tráfego Qualificado
Enzo sempre amou pets desde criança.
Agora ele conseguiu abrir finalmente seu site fornecendo brinquedos e todo tipo de alimentos e mimos para os pets.
Porém ele precisava de clientes e principalmente tráfego.
Não pensou duas vezes e recorreu diretamente ao tráfego pago, pois assim seria mais rápido, porém não conseguiu ter muitos clientes.
E se você prestou atenção até aqui, já sabe o porque não é mesmo.
Quando Enzo fez seus anúncios no facebook, ele deixou de uma forma bem abrangente para conseguir o maior número de pessoas possíveis.
Com isso ele atraiu todo tipo de pessoa e não apenas aqueles que amam e tem pets.
E isso pode ser uma forma apenas de queimar dinheiro.
O ideal seria que Enzo tivesse definido uma persona e com a persona bem definida poderia então criar um anúncio para essa persona e ai sim, atrair as pessoas certas para seu negócio.
Por isso a definição de persona é algo muito importante para o marketing digital, pois define como vai ser sua comunicação e isso é uma das melhores estratégias.
Você precisa saber se comunicar com quem é seu potencial cliente.
Num post em breve, iremos falar sobre personas, mas o foco de hoje é o tráfego.
Se Enzo tivesse pensado nisso e usado a segmentação do facebook que na minha opinião é uma das melhores do mercado, ele teria atingido melhor as pessoas certas e com certeza economizado uma grana e obtido um retorno muito melhor.
Mas aqui acredito que seja a parte mais importante do nosso post de hoje.
Tráfego é de suma importância para sua sobrevivência no mundo digital. Mas não apenas tráfego, você precisa que ele tenha a melhor qualidade possível, por isso seu investimento deve ser em como atrair um tráfego de qualidade e não qualquer tráfego.
Como escolher melhor tipo de tráfego
Depois de tudo que eu te disse, você deve estar se perguntando qual forma de tráfego você deve escolher não é mesmo?
Bom como disse no início, não existe bala de prata e nem uma forma de tráfego que seja melhor que a outra.
O que você deve fazer é medir e testar.
Sim, eu sei que parece um baita clichê e tudo mais, afinal todo mundo fala que tem que testar e tudo mais.
Mas isso se da por o mundo digital ser amplo demais, nichos diferentes, públicos diferentes, mesmo para nichos parecidos ainda assim cada um se comunica de uma forma.
Então eu posso estar passando um conteúdo de uma forma e outra pessoa ter o mesmo conteúdo apresentado de forma diferente, com uma linguagem diferente etc.
Por isso a importância de você medir e analisar seu site constantemente.
A internet oferece várias ferramentas para você fazer isso, google analitycs, ubersuggest, semrush, adobe, enfim, se você procurar vai encontrar várias formas de medir.
Quando o assunto é tráfego pago, as próprias ferramentas te oferecem essa visão para que você possa fazer esse acompanhamento.
Com tudo isso, eu sugiro que você comece a criar sua estratégia a longo prazo que seria investir em SEO do seu site, criar bons conteúdos e ser persistente, afinal é longo prazo.
Junto disso, crie sua presença nas redes sociais e junte os dois, não tente apenas replicar o que tem no seu site nas redes, nem mesmo no youtube, acho tão triste quando você vê uma pessoa mó legal no youtube, ai vai até o site e é apenas uma réplica dos vídeos, não ache que isso é errado, mas acho que só isso é pouco, mas minha opinião.
Quando eu lançar meu canal do youtube, eu também irei replicar esse conteúdo por aqui, mas não será uma cópia, e sim um complemento.
Bom, já temos a estratégia de orgânico, social e agora você precisa começar a construir sua lista de email, e sempre ir medindo ambas as estratégias.
Tráfego direto é consequência da sua autoridade e fama digamos assim. Tráfego de referencia vem com o tempo também.
E o por último o tráfego pago, eu, Willian falando aqui, usaria para campanhas específicas, geração de leads, e não diretamente apenas para trazer tráfego.
No meu momento do negócio, na data de hoje, estou apenas escrevendo e construindo minha estrutura, faço pouca divulgação, mesmo que própria do blog, mas logo entro com tudo.
3 dicas de como melhorar seu tráfego
1- Utilize palavras de cauda longa
Um dos fatores mais importantes do SEO é chamado de cauda longa.
Ele consiste na ideia de selecionar palavras-chaves mais específicas e normalmente mais longas, ao invés de usar keywords mais abrangentes e concorridas
Por exemplo, ao invés de pensar em escrever apenas sobre Tráfego, que tal Tudo o que você precisa entender sobre tráfego.
Acaba sendo mais específico e com isso abrange melhor nas pesquisas.
2- Conteúdo Multicanal
Apesar de termos uma persona definida, ainda assim as pessoas interagem de diversas formas na internet.
Temos pessoas que gostam de ler artigos, grandes, outras pequenos, pessoas que só gostam de vídeos, podcasts, apresentação de slides, infográficos entre outro tipos de materiais.
Gerando mais tipos de conteúdos e expandindo sua presença online, com toda certeza te fará atingir mais pessoas e consequentemente a gerar mais tráfego para seu negócio.
Inclusive tem várias pessoas especialistas em reaproveitar esses conteúdos. O próprio Érico Rocha, da Fórmula de lançamento fala algo sobre, você criar treinamentos online ao vivo, e depois disso, você tira pedaços de conteúdos que podem ser utilizados no instagram por exemplo.
Muitas vezes são chamados de nuggets, ou conteúdo raiz x nutella.
3- Estabeleça Relações Duradouras
Quanto mais profundo for seu relacionamento com as pessoas, mais tráfego recorrente você irá obter.
E isso pode ser a chave do seu sucesso, afinal muito se fala sobre o LTV(Life Time Value) de um cliente.
Resumindo é muito melhor, e mais fácil, você vender para alguém que já comprou de você, do que toda vez fazer uma nova venda.
As redes de pesquisa, podem ser uma forma excelente para atrair novas pessoas para seu negócio, mas as redes sociais e email marketing é uma forma maravilhosa de manter esse relacionamento forte e duradouro.
Então pense nisso também, além de atrair, manter seus visitantes e fazendo com que eles retornem sempre que puderem.
Conclusão
Não há fórmula mágica para gerar tráfego online.
O caminho é longo e árduo, mas você já deu um grande passo hoje buscando conhecimento nesse excelente post te mostrando um pouco sobre cada aspecto do tráfego.
Com isso você aprendeu sobre tráfego, os tipos de tráfegos que existem : orgânico, pago, referência, direto, social e email marketing.
Se você acha que esse conteúdo te ajudou e te ensinou, compartilhe com um amigo que também precisa saber mais sobre tráfego.
Espero que essas informações tenham sido úteis a você.
Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe abaixo que terei um prazer enorme em ajudar.
Até a próxima.
Escrito por: Willian D. Santos
COMPARTILHE!