07 de dezembro de 2020 • 8 min de leitura
O que é um Domínio de site?
Muitas pessoas acabam se confundindo e não sabem o que é um domínio e qual a sua utilidade. Mas hoje você irá aprender definitivamente o que é e para que serve um domínio.
Muitas pessoas me perguntam no dia a dia o que é um domínio e para que serve, pois em muitos casos escutam por ai alguma recomendação e acaba apenas copiando o que é feito sem entender muito.
É possível que você também tenha essa dúvida e por esse motivo eu resolvi criar esse post e esclarecer de uma forma direta o que é domínio e qual sua utilidade no nosso projeto de empreendedorismo digital.
Antes de tudo, a primeira coisa a se ter em mente sobre o domínio é que ele é apenas uma ponta de toda nossa estrutura para trabalhar com marketing digital e principalmente de conseguir deixar as coisas no automático.
Uma observação é que esse post é um de uma série de posts que vamos estar falando tudo a respeito de como montar uma estrutura completa de afiliado. É uma série que complementa a nossa série que temos no Youtube, então se você não conhece o nosso canal ainda, recomendo fortemente que de uma passada que tem vários conteúdos legais lá também.
Então assim que for saindo os outros artigos eu também volto aqui para poder atualizar e deixar tudo linkado aqui.
O que é um domínio?
Resumidamente o domínio nada mais é que um endereço na internet, ou seja, aquele nome que digitamos na barra de endereço toda vez que vamos acessar um site, por exemplo https://www.voceempreendedordigital.com
O domínio seria o voceempreendedordigital.com, o https:// é o protocolo de transferência de dados que permite que ao digitar o domínio você possa ver os dados daquele site (quando digo dados, estou dizendo em relação as páginas, textos, fotos, vídeos etc).
Nesse caso, como ele contem a letra S no final, representa que é um protocolo seguro, e todos nós devemos procurar sempre instalar esse protocolo em nossos domínios através da nossa hospedagem (vamos ter um post só sobre hospedagem também) muitas vezes.
Caso você queira trabalhar com o google é super recomendado usar um protocolo de segurança pois o google irá valorizar um pouco mais o seu site.
Já o www é apenas para representar e identificar que estamos na web, seu significado é world web wide, ou rede de alcance mundial, hoje em dia a maioria dos servidores podem ocultar, ou conseguem identificar o endereço mesmo sem o www.
Por fim temos o nome do domínio que no nosso exemplo é voceempreendedordigital esse nome é normalmente a sua escolha e é sempre combinado a uma extensão que no nosso caso é .com
Poderia ser .com.br ou .site entre muitas outras, qualquer site que você entrar para registrar seu domínio você conseguira ter essa gama de opções e só vai depender se o domínio estiver disponível, ou seja, ninguém tenha registrado ele antes de você.
Um site que eu recomendo vocês a dar uma olhada e usar para o cadastro de domínio de vocês é a Umbler, além de ela ter a possibilidade de se trabalhar como afiliado também é uma empresa que fornece vários bônus bacanas como 7 dias grátis para testar e email profissional, totalmente gratuito.
Você pode ver um pouco mais nessa playlist em nosso canal no youtube: Criando sua estrutura própria
Cada extensão serve para nos informar do que se trata o site e também de que região ele é, sempre que você ver um site .com.br você sabe que é um site brasileiro, como temos .co.jp para Japão, .it para Itália, .es para Espanha e .pt para Portugal
Cada país tem sua sigla que acompanha o nome do domínio, e domínios sem sigla de país normalmente são sites universais. Além do país aqui no brasil no registro.br você pode encontrar outras extensões para tipos de atividades, como advogados, artistas, cidades, profissionais liberais etc.
Alguns domínios e extensões podem não ser registrados por pessoas físicas, alguns apenas por algumas profissões e etc, então caso tenha algum problema sempre é bom entrar em contato com o suporte para entender o ocorrido.
Como dito anteriormente isso tudo é usado para facilitar na identificação do site e reconhecimento do que se trata antes mesmo de entrar no site.
Para que serve um domínio?
Agora que você já sabe o que é um domínio, vou te explicar para que ter um e como ele pode te ajudar no nosso empreendimento digital.
O primeiro motivo principal para se ter um domínio é como o domínio do voceempreendedordigital.com, é como uma marca que eu utilizo para me comunicar com você.
O domínio tende a passar mais credibilidade e por requerer um certo investimento já da para ir separando um pouco os profissionais de pessoas que estão apenas curiosas no ramo, seja ele qual for.
Eu costumo dizer que esse é o domínio principal para o seu empreendimento, então pense nele com bastante carinho, e que faça bastante significado não apenas para você, mas para seus personas também.
Abaixo vou deixar algumas dicas de um bom domínio.
-
Tem que ser um domínio fácil de lembrar
Se você tiver um domínio muito complicado e com uma palavra que seja muito diferente (porém de escrita difícil) pode ser que as pessoas não lembrem dele ou não consigam encontrar quando estiverem pesquisando no inicio.
Então é sempre bom pensar num domínio que seja simples, fácil de digitar e lembrar, preferencialmente no idioma da sua persona, mas que acima de tudo faça sentido.
Usando o meu domínio como exemplo, eu quis por o "você" para que você possa se identificar e entender que estou aqui para falar com você e além disso te transformar em um(a) empreendedora digital.
Acabou que ficou um pouco grande porém é de fácil memorização e causa um impacto.
-
Cuidado com junções de palavras
Certo cuidado ao juntar duas ou mais palavras para que não se repitam algumas letras, por exemplo, floressantana.com pode gerar confusão e incerteza se dependendo das palavras até soar com sentido diferente do planejado e isso pode ser um problema as vezes.
-
Evite caracteres especiais
Na internet dificilmente vamos estar utilizando palavras com acentuação ou caracteres como "ç", pois justamente para não haver erros e dúvidas já meio que é um bom senso não fazer uso dos mesmos.
-
Não de margens para erros
Evite também utilizar palavras que as pessoas tenham dúvidas como viagem que pode ser confundida com viajem. Cuidado, também, com outras variações, como masculino e feminino e singular e plural. Não de margem para que as pessoas errem seu site.
Tudo isso pelo simples motivo que se a pessoa digitar o seu site errado, na melhor hipótese ela vai ser direcionada a um erro dizendo que o domínio não existe, na pior hipótese ela poderá cair num site diferente e talvez de um concorrente e isso não será legal.
Um outro uso muito comum que temos para nosso empreendimento digital é usar um domínio mais genérico para estar podendo anunciar produtos no google ads, ou até mesmo no facebook ads e ter um pouco mais controle da página de vendas.
Isso pode depender de diversos fatores, entre o produtor liberar essa prática de anúncios, ter páginas direto para o checkout e ai você pode ter um domínio com um nome mais genérico para que consiga subir mais produtos diferentes, evitando assim ter que comprar muitos domínios, um para cada tipo de produto.
Claro que para os projetos que você queira levar mais a fundo no seu empreendimento, ai sim você poderá criar domínios mais específicos e ter até mesmo uma estrutura completa e automatizada para o mesmo.
Mas no inicio recomendo que você crie seu domínio principal, caso você queira trabalhar com blog, ou até mesmo para que você possa ter um email com mais credibilidade sendo @seudominio.com
Abaixo vou mostrar para vocês como registrar um domínio passo a passo e a mesma empresa que indico para que comprem o domínio, também oferece email profissional com seu domínio totalmente gratuito, isso é uma ótima vantagem.
Como registrar um domínio?
Vou mostrar para você agora como você pode registrar seu domínio de maneira fácil e prática e com uma empresa que é parceira aqui no meu empreendimento que tenho certeza que é uma das melhores hoje em dia para quem está começando seu empreendimento digital
A empresa em questão é a Umbler
A Umbler é uma empresa brasileira e hoje fornece ótimos serviços tanto de hospedagens com preços justos como dito anteriormente o Email gratuito e também o registro de domínio a preço de custo.
Para você realizar o registro do seu domínio o primeiro passo é acessar o site abaixo
Então na imagem abaixo você vai digitar o nome que você deseja com a extensão e clicar em verificar
Existe duas possibilidades nesse momento, o nome escolhido estar disponível ou não na extensão que você desejar.
Perceba que na pesquisa acima meusupersitedevendas.com o domínio .com aparece abaixo na listagem das extensões e avisa sobre o preço de custo. Ou seja você pode clicar em registrar e prosseguir com a compra.
Já no domínio do meu site voceempreendedordigital.com você vê que ele não exibe a opção na listagem para .com nem .com.br quer dizer que esses domínios não podem ser adquiridos.
No caso o .com, foi adquirido por mim por isso não está disponível e o .com.br por uma outra pessoa porém quando se acessa o site é um wordpress hello world, nada a se preocupar ainda rs.
Prosseguindo ao clicarmos em registrar vamos para a seguinte tela
Caso vocês já tenham o cadastro, você será direcionado a página abaixo, caso ainda não tenha cadastro é nesse momento que você irá fazer, e a Umbler já traz a opção de fazer um cadastro com o Google, Facebook ou Twitter para facilitar o processo.
Uma vez criando seu cadastro você irá para a tela seguinte
Nessa tela você deve selecionar o período de tempo que você quer ter o domínio, normalmente os domínios precisam ser renovados, e aqui é o tempo que você irá decidir quando eles serão renovados, 1 ano, 2 anos etc.
Fica a seu critério escolher o que se encaixa melhor para você.
Depois disso você vai para a tela onde você preenche seus dados
Nessa tela você irá preencher seus dados, alguns podem já vir preenchidos, mas você precisará completar os demais, depois disso será direcionado ao pagamento e uma fez realizado o pagamento o registro começa o processo.
Nisso a umbler começa a reservar o nome para você e criar toda a parte de infraestrutura e etc para que ele possa funcionar, coisas que não convém a nós no momento.
A única ressalva aqui é que o domínio por si só ainda não é o todo para termos a nossa estrutura, provavelmente semana que vem faço um post falando sobre a hospedagem que é o segundo passo para isso, pois como falei acima, o domínio é um endereço e a hospedagem é a casa, se chegarmos a uma casa vazia ainda assim chegamos através do endereço.
Então é na hospedagem que iremos colocar nosso site, wordpress e páginas para vender. Então não percam o próximo post da série.
Espero que tenha conseguido explicar bem para vocês a respeito de domínios e solucionado todas as suas dúvidas. Caso tenha ficado alguma dúvida, não tenha medo ou vergonha de perguntar, pode fazer essa pergunta aqui embaixo sem problema algum que terei o maior prazer em ajudar.
Muito Obrigado a todos e até breve.
Escrito por: Willian D. Santos
COMPARTILHE!